Ir direto para menu de acessibilidade.

languages

GTranslate

ptenfres

Opções de acessibilidade

Página inicial » Notícias » Capes divulga novo sistema de controle de bolsas e auxílios (SCBA)
Início do conteúdo da página

Capes divulga novo sistema de controle de bolsas e auxílios (SCBA)

A Diretoria de Programas e Bolsas (DPB/CAPES) no país mostrou, nesta segunda-feira, 04, o novo Sistema de Controle de Bolsas e Auxílios (SCBA), disponível em https://scba.capes.gov.br. A apresentação foi feita a partir de um treinamento em web conferência no canal da CAPES. A plataforma substitui, desde o dia 01/2, o antigo Sistema de Acompanhamento de Concessões (SAC).

O novo sistema é mais moderno, flexível e ambientado ao meio digital, integrado à Plataforma Sucupira. Essas mudanças oferecem melhorias na gestão e acompanhamento das bolsas, como, por exemplo, a dispensa da solicitação de concessão de acesso ao sistema pelos pró-reitores e coordenadores dos Programas de Pós-Graduação (PPG). Um manual de uso do SCBA ficará disponível no portal da CAPES.

Migração cotas PNPD/CAPES e demais cotas

Ao longo do ano, as cotas de bolsas do Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD/CAPES), Demanda Social, Programa de Excelência Acadêmica (PROEX) e Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições de Ensino Particulares (PROSUP) migrarão para o novo sistema.

Vale observar que os programas de pós-graduação continuam com o acesso ao antigo sistema, o Sistema de Acompanhamento de Concessões – SAC (http://sac.capes.gov.br). Caso as IES e os PPGs queiram consultar antigos bolsistas, o sistema ainda continuará em funcionamento, embora não seja mais permitida qualquer alteração.

Acesso ao SCBA

O acesso ao SCBA é realizado por meio da mesma senha utilizada no acesso à Plataforma Sucupira da CAPES. Se o usuário não tiver o cadastro na Plataforma Sucupira, deve primeiro se cadastrar para depois acessar o SCBA. Em caso de perda de senha é preciso acessar o link abaixo e gerar nova senha.

 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página