Página inicial » Notícias » Capes aprova curso de Mestrado Profissional, da UFPA, em Análises Clínicas

Capes aprova curso de Mestrado Profissional, da UFPA, em Análises Clínicas

O curso de Mestrado em Análises Clínicas Profissional (MACPro), do Instituto de Ciências Biológicas (ICB/UFPA), será ofertado a partir do próximo ano, com previsão de abertura do edital em janeiro. Este é o 83º curso de pós-graduaçãostricto sensu da Universidade Federal do Pará aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O curso obteve conceito 4, considerado muito bem avaliado pela Capes, segundo o coordenador do MACPro, José Alexandre Lemos. “O conceito máximo para o mestrado profissional é 5. Eu considero que a experiência de parte dos docentes em outros programas de pós-graduação e a vocação da maioria para as Análises Clínicas foram fatores importantes para avaliação”, afirma.

De acordo com José Alexandre Lemos, a oferta do curso irá suprir a necessidade de maior qualificação profissional. “Os profissionais que exercem as Análises Clínicas são, na maioria, biomédicos e farmacêuticos, os quais chegam ao mercado de trabalho apenas portando o título de graduação, um estágio curricular em laboratórios particulares de, no máximo, um ano e com pouca supervisão docente; diferente dos médicos recém-formados, que têm à sua disposição muitos programas de Residência Médica, que conferem a eles uma experiência mínima para o mercado de trabalho”, pontuou.

O Mestrado em Análises Clínicas Profissional é o primeiro da Região Norte e tem como principal finalidade a transferência de conhecimento e tecnologia para o setor produtivo e de serviços. “O curso vai formar profissionais para atuação na área não acadêmica, mas familiarizados com o conhecimento científico de ponta e com os métodos mais avançados de pesquisa, de modo que poderão dedicar-se à inovação nesses ambientes”, frisou o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp), Emmanuel Tourinho.

Para o coordenador José Alexandre Lemos, por ser um curso de mestrado profissional, o recém-graduado terá oportunidade semelhante à das Residências Médicas, com a diferença de que o mestre profissional poderá tanto exercer a profissão como ingressar no doutorado.

O Programa possui duas áreas de concentração, uma em Diagnóstico, voltada para Análise Clínica Humana, e outra em Diagnóstico Veterinário, destinada à Análise Clínica Animal. As linhas de pesquisa científico/tecnológicas são: Hematologia; Bioquímica e Biologia Molecular; Agentes Infecciosos e Parasitários; Patologia Animal e Zoonoses Humanas.

“Este será o sétimo Programa de Pós-Graduação na área de Ciências Biológicas e atesta a consolidação da atividade de pesquisa em todos os cursos oferecidos no Instituto de Ciências Biológicas da UFPA. Isso é muito bom para a formação em todos os níveis. Cada curso novo propicia novos ambientes e novas oportunidades de formação também para alunos de graduação em sua área”, diz o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação.

Serão ofertadas dez vagas, destinadas a candidatos das áreas de Biomedicina, Biologia, Farmácia, Medicina e Medicina Veterinária. As aulas serão ministradas no Instituto de Ciências Biológicas e as atividades práticas serão realizadas no Laboratório de Análises Clínicas do ICB, no Hemopa, nos Laboratórios Paulo Azevedo e DiagnoVet e nos de pesquisa dos docentes orientadores.

Alexandre Lemos explica que o curso não é financiado pela CAPES, por isso, não serão ofertadas bolsas. Mas ressalta que o Programa está aberto a parcerias. “Os cursos de mestrado profissional são autossustentáveis, entretanto este em Análises Clínicas será ofertado gratuitamente, da mesma forma que os programas de pós-graduação acadêmicos. No futuro, poderão ser ofertadas bolsas aos discentes mediante convênios e parcerias com indústrias, laboratórios particulares e outros setores da esfera pública.”

Texto: Ericka Pinto – Assessoria de Comunicação da UFPA