Página inicial » Notícias » FARMABIO/FAPESPA

FARMABIO/FAPESPA

O Programa de Pós-graduação em Farmacologia e Bioquímica (FARMABIO) do Instituto de Ciências Biológicas da UFPA foi aprovado recentemente pela CAPES e o MEC. Reconhecendo a elevada qualidade da proposta de criação do FARMABIO, a CAPES aprovou os Cursos de Doutorado e Mestrado do Programa, que passou a ser a única Pós-graduação em toda a região Norte nas áreas de Bioquímica e Farmacologia. O FARMABIO tem como objetivo a formação de profissionais que possam ser atores ativos na transformação da realidade socioeconômica regional, com um perfil multidisciplinar e capacitados para a inovação e transferência de conhecimento para a sociedade. Nossa recente experiência com a pandemia de COVID-19 ressalta a importância da formação de profissionais habilitados para o estudo de fármacos e desenvolvimento de marcadores diagnósticos. O FARMABIO foi uma das 4 pós-graduações de todo o Estado do Pará selecionadas pela FAPESPA para serem apoiadas com bolsas de Mestrado, Doutorado e Pós-doutorado. A proposta intitulada “FARMABIO: Soluções Inovadoras para a Exploração Econômica da Biodiversidade e o Desenvolvimento Sustentável no Estado do Pará” possui dois grandes eixos formadores que são (i) o aproveitamento do potencial inigualável de recursos naturais e do conhecimento etnofarmacológico de comunidades tradicionais, assim como a expansão da medicina de precisão pelo conhecimento das características da população paraense, e (ii) o apoio ao desenvolvimento sustentável das atividades econômicas do nosso Estado (principalmente, mineração e exploração energética) mediante soluções inovadoras que reduzam o impacto na população paraense. Desde o FARMABIO, incentivamos a todos aqueles interessados a participarem nesta proposta de formação inovadora, fornecida pela UFPA e apoiada pela FAPESPA. Fique de olho nas próximas notícias acessando a página da PROPESP e, em breve, a página do FARMABIO.