Ir direto para menu de acessibilidade.

languages

GTranslate

ptenfres

Opções de acessibilidade

Página inicial » Notícias » Artigo publicado por professor da UFPA é premiado por revista científica internacional
Início do conteúdo da página

Artigo publicado por professor da UFPA é premiado por revista científica internacional

Um artigo que trata sobre a tuberculose, elaborado pelo diretor de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp) da UFPA, o professor doutor Antonio Carlos Vallinoto, foi premiado, em 2013, como sendo um dos dez mais citados na revista científica internacionalHuman Immunology, uma das publicações de grande importância na área da Imunologia, no mundo. O artigo foi publicado na edição de janeiro deste ano. Acesse aqui.

De acordo com o professor Vallinoto, o prêmio representa o reconhecimento da comunidade cientifica internacional dos resultados obtidos nas pesquisas realizadas pelo grupo de Virologia. Além disso, o artigo é “de grande importância para o entendimento da fisiopatologia da tuberculose”, avalia.

Resposta - O estudo – cujo título original é IFNG+874t/A polymorphism and cytokine plasma levels are associated with susceptibility to Mycobacterium tuberculosis infection and clinical manifestation of tuberculosis – “permitiu entender um pouco melhor como o perfil genético do indivíduo infectado pelo M. tuberculosis - com suas variações herdadas (polimorfismo genético IFNG +874T/A) - pode influenciar na resposta imune deste indivíduo contra a bactéria, e, com isso, levar a uma evolução clínica diferenciada da tuberculose”, explica o professor.

Cenário internacional - De acordo com o pesquisador, a publicação mostra que a Universidade Federal do Pará está inserida no cenário científico internacional. “Tenho certeza que assim como este artigo proporcionou visibilidade à UFPA, muitos outros, produzidos por nossos pesquisadores, das mais diversas áreas do conhecimento, demonstram a maturidade científica que nossa Instituição tem adquirido nos últimos anos. Esse é apenas um pequeno exemplo dentre vários outros”, afirma o professor.

Ele ressalta, ainda, que, hoje, a Propesp vem dando incentivo na qualificação das publicações científicas dos pesquisadores da UFPA, por meio de financiamento de tradução/revisão e pagamento de taxas de publicação em revista internacional. ”Esse programa permitirá que nossos pesquisadores melhorem, cada vez mais, o nível de suas publicações, alcançando visibilidade internacional ao grupo de pesquisa e, sobre tudo, a UFPA”, conclui o professor Vallinoto.

Importãncia – A Humam Immunology é uma das revistas de grande importância na área da Imunologia, publicando artigos originais, short communications e revisões sobre uma ampla gama de assuntos, incluindo imunogenética, imunidade inata e adaptativa, imunologia dos transplantes, auto-imunidade, doenças infecciosas e imunologia de tumores.

Para conhecer o perfil do professor Antonio Carlos Vallinoto, clique aqui.

Texto: Fábia Sepêda – Assessoria de Comunicação da UFPA.
Foto: Reprodução / Google

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página