Página inicial » Notícias » Propesp renova parceria com a Fadesp

Propesp renova parceria com a Fadesp

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Emmanuel Tourinho, reuniu-se em seu gabinete, nesta sexta-feira, 25, com o diretor da Fundação de Amparo a Pesquisa do Pará (Fadesp), Sinfrônio Brito, para formalizar a renovação de parcerias e o lançamento de editais conjuntos para o ano de 2013. A cooperação tem o objetivo de fomentar a pesquisa e a pós-graduação da Universidade Federal do Pará (UFPA), materializada em uma série de programas de apoio.

A parceria entre a Propesp e a Fadesp garante a continuidade de programas importantes para uma maior inserção internacional da Pós-Graduação (PPG) da UFPA. Esse movimento amplia a qualidade do PPG, além de oferecer para os alunos uma formação mais competitiva internacionalmente. Entre as iniciativas apoiadas, incluem-se o Programa de Apoio à Publicação Qualificada (PAPQ) - para a publicação de artigos científicos em revistas estrangeiras-; Programa de Apoio à Cooperação Interinstitucional (PACI) - subprograma de cooperação internacional-; e o Programa Institucional de Apoio à Produção Acadêmica (PIAPA) - subprograma de apoio para comparecimento a eventos no exterior.

“Os programas destinam recursos para atividades essenciais da pós-graduação, com o suporte financeiro da Fadesp. Essa parceria tornou possível algumas ações que, antes, não podiam ser executadas, pois implicam despesas não cobertas no orçamento da UFPA”, explicou o pró-reitor. “Com esses programas, também, a Fadesp cumpre sua missão e seu objetivo de apoiar a pesquisa na Instituição”, complementa o professor Sinfrônio Brito.

Na ocasião, o pró-reitor Emmanuel Tourinho aproveitou para agradecer à Fadesp a parceria, afirmando que a cooperação é “boa para todos os lados: para as instituições, para os cursos de pós-graduação, para os pesquisadores e para os alunos da pós-graduação”. O professor Sinfrônio declarou que “o maior princípio da Fundação é apoiar a pesquisa institucional, com recursos que possam atender esses programas. Esse é o diferencial do que a Fundação faz em relação à Universidade.”

Também são apoiados pela Fadesp o Programa de Apoio à Realização de Eventos (PAEV), o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) e o Acompanhamento Institucional dos Programas de Pós-Graduação (AI-PPG). Saiba como esses programas funcionam acessando a página da Propesp.

Texto: Vitor Barros – Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Laís Teixeira