Página inicial » Notícias » PROPESP DIVULGA - Diálogos internacionais sobre Pandemia e Universidade

PROPESP DIVULGA - Diálogos internacionais sobre Pandemia e Universidade

O Instituto de Ciências da Educação, por meio da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação e Faculdade de Educação Física, irá realizar conferências internacionais para discutir os efeitos da pandemia em instituições de ensino. Por conta da pandemia, universidades e outras instituições de ensino suspenderam suas atividades presenciais como medida de segurança e responsabilidade pela preservação da saúde de estudantes e servidores. Isso trouxe como consequência uma  grande discussão sobre como pensar formas de lidar com tal situação sem prejuízo na qualidade das atividades acadêmicas.

Por isso o Instituto de Ciências da Educação da UFPA realizará uma série de círculos de diálogos on-line, com professores e pesquisadores de vários países. As lives, que têm como tema “Pandemia e Universidade em Diálogo Internacional”, acontecerão entre os dias 22  e  26 de junho, em diferentes horários, no facebook da Faculdade. As conferências têm como objetivo compreender os efeitos da pandemia e as estratégias que as universidades ao redor do mundo estão adotando para continuar a desempenhar suas atividades acadêmicas neste período.

“Inúmeras instituições têm realizado aulas remotas e atividades a distância que geram dúvidas, tensões e preocupações. Em razão disso, gostaríamos de conhecer experiências de diferentes países que, como nós, passam pelos mesmos problemas de pensar sobre quais estratégias são necessárias à continuidade das atividades acadêmicas neste período de pandemia e, para o retorno às atividades presenciais, quando a situação estiver mais controlada”, explica a professora Selma Pena, diretora do ICED.

Essa troca de conhecimento também irá ajudar a UFPA a fortalecer suas relações internacionais e seus estudantes e docentes a conhecer melhor a realidade de outros países e de outras universidades e a aprender com suas experiências no combate à pandemia de Covid-19. “Esse contato mais próximo também servirá para fortalecer e ampliar as relações internacionais do instituto e de suas unidades com os pesquisadores convidados e suas respectivas universidades”, ressalta a professora Selma Pena.

Além disso, os diálogos podem colaborar para a criação de estratégias contra a doença não somente no contexto da Educação, mas também  na sociedade como um todo. “Aprender como diferentes países enfrentaram a pandemia criando as condições para concretizar o distanciamento social e conscientizar as pessoas da importância de proteger a vida humana neste momento específico pode ajudar a desnaturalizar a situação que estamos vivenciando de calamidade pública e a pensar estratégias para enfrentar coletivamente esta pandemia, protegendo a todos, especialmente os grupos mais vulneráveis”, conta o professor Salomão Hage, vice-diretor do ICED.

As conferências oferecerão carga horária total cumulativa, de acordo com a participação em cada uma. Interessados podem se inscrever aqui, e a programação completa está disponível aqui.

Participação internacional - Participarão professores e pesquisadores de países como Portugal, Argentina, Japão, Reino Unido, Espanha, Guiné Bissau, Moçambique, Itália, Colômbia, Estados Unidos, Índia, França, Uruguai, Líbano e Cabo Verde. Além disso, também estarão presentes professores do ICED nos diálogos. Cada palestrante terá  uma hora para falar e 30 minutos para responder a perguntas.

Serviço:

Pandemia e Universidade em Diálogo Internacional

Data: 22 a 26 de junho

Horários: 10h às 12h, 14h às 16h e 16h às 18h

LocalFacebook da FAED

Mais informações e programação aqui

Texto: Rafael Miyake - Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Divulgação