2 - Cursos de Especialização

Os cursos de Especialização da Universidade Federal do Pará (UFPA) são regidos pela Resolução do CNE/CES nº 1, de 06 de abril de 2018, pela Resolução n. 767, de 18 de dezembro de 2017 do CONSUN/UFPA e pela Resolução nº 4.065/CONSEPE/UFPA, de 08/10/2010. Após passarem por um processo de avaliação das unidades executoras, da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPESP) e do Conselho Superior de Ensino Pesquisa e Extensão (CONSEPE), só então têm sua resolução de aprovação.

Os cursos possuem duração máxima de 18 meses e carga horária mínima de 360 h.

A UFPA pode ofertar cursos em todas as áreas do conhecimento em que atua, a partir de todos os seus campi.

As especializações da UFPA, são ofertadas na forma de três naturezas de sustentação:

1. Cursos Gratuitos: nesta natureza de curso os alunos são isentos de qualquer taxa ou mensalidade;
  2. Cursos Conveniados: nesta natureza de curso os alunos são isentos de qualquer taxa ou mensalidade, pois as despesas do curso ficam por conta de entidades que formalizam convênio ou contratam a UFPA para a execução do curso;
  3. Cursos Autofinanciados: nesta natureza de curso os alunos custeiam as despesas do curso, pagando as taxas e mensalidades.

Em todos os cursos autofinanciados a UFPA disponibiliza 30% de vagas gratuitas aos seus servidores e/ou a alunos com comprovada carência financeira da comunidade.