Projeto Acolher realiza roda de conversa sobre saúde mental na pós-graduação

Com a pandemia da Covid-19 e suas repercussões, diversas questões emocionais se tornaram ainda mais presentes na vida diária de estudantes universitários. Pensando nisso, o Projeto de Extensão Acolher, da Universidade Federal do Pará (UFPA), irá realizar, no dia 27 de agosto, a 2ª Roda de Conversa on-line sobre Saúde Mental na Pós-Graduação. O intuito é criar um espaço de escuta e acolhimento, para os alunos da UFPA, sobre questões emocionais na pós-graduação. Aos interessados, as inscrições devem ser feitas com o preenchimento do formulário disponível aqui.

Destinado a alunos de Programa de Pós-Graduação, o Projeto Acolher visa promover ações de saúde emocional, tendo em vista o alto índice de estresse e adoecimentos desses alunos. De acordo com a professora Rachel Ripardo (NTPC/UFPA), participar de rodas de conversa com outros estudantes é uma das formas de compartilhar os estresses diários e, dessa forma, criar estratégias de enfrentamento com base em experiências pessoais e dos colegas.

"Desde que o Projeto Acolher UFPA foi iniciado, o objetivo das rodas de conversa é acolher as demandas relativas à saúde emocional dos alunos, relacionadas à pós-graduação. Assim, é possível criar espaços de escuta e empoderamento, permitindo que os alunos compartilhem seus problemas e soluções similares, cultivando um senso de pertencimento e identificação por parte dos alunos", afirma Rachel Ripardo.

Segundo a professora, ainda que o projeto encontre alguns desafios por estar sendo realizado de forma remota, as rodas de conversas vêm se adaptando cada vez mais à necessidade de isolamento social. E isso é importante especialmente para os alunos de pós-graduação, que se encontram cada vez mais distantes uns dos outros, agora não apenas emocionalmente, mas também fisicamente.

"A decisão por manter o projeto se adaptando às postagens nas mídias sociais e às rodas on-line, foi a forma que encontramos de não deixar desamparados os estudantes em sofrimento. Especialmente os estudantes de pós-graduação, que, muitas vezes, não possuem ainda projetos específicos e têm uma dinâmica especial de relação com a UFPA, por meio de seu orientador, e com prazos, demandas e estressores específicos", explica Rachel Ripardo.

Como funciona -  A dinâmica do projeto consiste em incentivar os alunos a participarem da roda de conversa sobre o equilíbrio entre vida social, trabalho e academia nesse período de isolamento social, trazendo suas experiências para compartilhar com o grupo, por meio de um espaço de escuta e acolhimento.

A fim de evitar possíveis constrangimentos ou desconfortos, o bate-papo será realizado sem a participação de docentes. O projeto terá como mediadores um bolsista, graduando de Psicologia, e uma psicóloga voluntária. Essa edição ainda irá contar com o apoio de um intérprete de Libras, da CoAcess, que permitirá a inclusão de mais estudantes da pós-graduação.

A participação é gratuita e será realizada pela plataforma do Google Meet. Para receber o link de acesso, é necessário o preenchimento do formulário on-line, pois apenas alunos de pós-graduação da UFPA serão acolhidos neste momento.

O Projeto Acolher - Criado em 2018 pela professora Rachel Ripardo e colegas do Laboratório de Soluções Educacionais da UFPA, o projeto promove rodas de conversa e oficinas voltadas para a promoção de saúde emocional de estudantes, técnicos e docentes de pós-graduação. Neste momento de distanciamento físico, o projeto tem utilizado as redes sociais para compartilhar dicas para manutenção da saúde emocional e possibilidades de realizar a pós-graduação durante este distanciamento, o que tem sido um desafio para todos.

Serviço:

2ª Roda de Conversa On-Line sobre Saúde Emocional na Pós-Graduação

Data: 27 de agosto de 2020

Local: Plataforma Google Meet

Para receber o link de acesso, é necessário o preenchimento do formulário on-line.

Mais informações no Facebook ou Instagram do projeto.

Texto: Gilberto Moura - Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Divulgação Projeto Acolher