Ir direto para menu de acessibilidade.

languages

GTranslate

ptenfres

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página

UFPA participa da Marcha Virtual pela Ciência com transmissões ao vivo de quatro debates pelas redes sociais

UFPA MARCHA VIRTUAL PELA CIENCIA PORTAL

A Universidade Federal do Pará (UFPA), integrando-se à programação nacional da Marcha Virtual pela Ciência no Brasil, promoverá nesta quinta-feira, dia 7 de maio de 2020, a transmissão ao vivo, pela Internet, de quatro debates com convidados e especialistas, a respeito de temas relacionados ao papel e ao valor da ciência e da educação no combate à pandemia do coronavírus no país. Cada debate terá a duração de uma hora e poderão ser acessados pelo público por meio das páginas da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPA (Propesp) no Facebook e no YouTube, que transmitirão simultaneamente a programação.

A primeira transmissão será de 9h30 às 10h30, com a professora Rita Medeiros, do Instituto de Ciências da Saúde (ICS) da UFPA, que irá conduzir o debate “A importância do isolamento social, recomendado pela OMS, sociedades científicas e da área da saúde, cientistas, médicos e especialistas”. Já de 14h às 15h, será a vez do professor Durbens Martins Nascimento, do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA) da UFPA, discutindo, com especialistas, a temática “O desmonte dos sistemas públicos de educação e saúde, em particular pela ação da Emenda Constitucional 95, e as ameaças antidemocráticas à liberdade de ensino e pesquisa”.

Mais tarde, de 17h às 18h, a professora Zélia Amador de Deus, Professora Emérita da UFPA, irá dialogar com lideranças estudantis, indígenas e quilombolas sobre o tema “A necessidade de enfrentar a crise econômica com medidas emergenciais e de longo prazo que apoiem, em particular, as camadas mais pobres e vulneráveis da população e reduzam a desigualdade social e econômica do País”. Por último, de 18h às 19h, o professor Emmanuel Tourinho, atual Reitor da UFPA irá debater, com seus convidados, o tema “A crise no financiamento da pesquisa científica no Brasil e suas consequências”.

As transmissões estão sendo organizadas pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp), com apoio do Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão (NITAE2) da UFPA. O objetivo é divulgar, para a sociedade, a necessidade de enfrentar o momento atual com apoio em bases científicas e conduta ética para conter a pandemia do coronavírus.

O que é a Marcha Virtual pela Ciência? - Como é de conhecimento, desde meados de março, o Brasil sofre com a disseminação do coronavírus, cujos efeitos têm afetado diretamente a saúde e a rotina da população. A gravidade desse momento leva a sociedade a discutir e repensar diversos de seus aspectos, entre eles, aqueles relacionados à ciência e à educação.

Em vista disso, e com o objetivo de chamar a atenção para a importância da ciência no enfrentamento da covid-19 e suas implicações sociais, econômicas e para a saúde das pessoas, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), com suas Secretarias Regionais e Sociedades Científicas Afiliadas, em parceria com instituições de todo o País ligadas à CT&I, está promovendo, no dia 7 de maio de 2020, a Marcha Virtual pela Ciência no Brasil, uma manifestação nacional de professores, pesquisadores, estudantes e entidades civis, com atividades diversas transmitidas ao longo de todo o dia pelas redes sociais na Internet. O mote principal da Marcha será o tema #paCTopelavida.

A UFPA une-se às demais instituições acadêmicas do país, incorporando-se ao movimento nacional, não somente pelas transmissões ao vivo pela Internet que ocorrerão nas páginas da PROPESP nas redes sociais, como, também, pela reunião de vídeos de docentes, estudantes e técnico-administrativos compartilhando suas impressões e palavras à respeito da importância da ciência e da educação no país em meio a pandemia do coronavírus.

Nas transmissões ao vivo pela Internet realizadas pela UFPA, os convidados e especialistas irão abordar os diversos comprometimentos ocasionados pela pandemia na sociedade, principalmente no âmbito da saúde. Convém ressaltar que essa manifestação nacional reforça a necessidade de luta por recursos satisfatórios para a melhoria da educação, o progresso da ciência e o avanço da tecnologia, para, assim, ajudar a construir um país com a saúde e educação aprimoradas.

Serviço:

UFPA na Marcha Virtual pela Ciência

Data: 7 de maio de 2020.

Horários: 9h30 às 10h30 - Profa. Dra. Rita Medeiros e convidados.
               14h às 15h - Prof. Dr. Durbens Martins Nascimento e convidados.
               17h às 18h - Profa. Dra. Zélia Amador de Deus e convidados.
               18h às 19h - Prof. Dr. Emmanuel Tourinho e convidados.

Transmissão ao vivo: Facebook e YouTube da Propesp-UFPA.

Mais informações: http://propesp.ufpa.br/mvc/index.php?nav=20.

Texto e arte: Divulgação Propesp

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página