Suspensão do Edital 01/2020 - PS Mestrado em Ciência do Movimento Humano (PPGCMH)

O Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano (PPGCMH) do Instituto de Ciências da Saúde (ICS) da Universidade Federal do Pará (UFPA) abre inscrições, por meio do edital 01/2020, para o exame de seleção regular para ingresso no curso de Mestrado Acadêmico em Ciências do Movimento Humano.

O Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano da UFPA é um programa inserido na área 21 da CAPES (Educação Física, Fonoaudiologia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional). O curso destina-se prioritariamente à formação de recursos humanos para atuação nas áreas de Educação Física e Fisioterapia, de modo que a produção intelectual do aluno no curso deverá ter estreita relação com a área de concentração.

O PPGCMH possui uma área de concentração intitulada Biodinâmica do Movimento Humano e, duas linhas de pesquisa: 1. Avaliação e Reabilitação Funcional; 2. Esporte, Atividade Física e Saúde. A área de concentração Biodinâmica do Movimento Humano “compreende a produção do conhecimento sobre os fenômenos relacionados ao movimento humano para entender seus desfechos em termos de desempenho no contexto do esporte, da atividade física e saúde e da reabilitação do movimento e, através do mesmo”.

A linha de pesquisa Avaliação e Reabilitação Funcional visa “desenvolver pesquisas acerca dos processos de avaliação e intervenção a partir de métodos e técnicas para a reabilitação funcional do movimento humano – e também através deste, observando diferentes níveis de atenção à saúde”. Por outro lado, a linha de pesquisa Esporte, Atividade Física e Saúde visa “investigar os efeitos agudos e/ou crônicos da atividade física, do exercício físico e do esporte com desfechos relacionados à saúde ou ao desempenho em diferentes populações”.

O PPGCMH possui corpo docente com 15 professores doutores. Em função do número de orientadores disponíveis no PPGCMH, serão ofertadas 27 (vinte e três) vagas distribuídas nas duas linhas de pesquisa: 14 vagas para a linha de pesquisa Avaliação e Reabilitação Funcional e 13 vagas para a linha de pesquisa Esporte, Atividade Física e Saúde. Todas as 25 (vinte e três) vagas são vinculadas ao professor orientador.

As inscrições serão realizadas via sistema SIGAA, neste LINK.

Edital 01/2020 - Mestrado no PPGCMH

Suspensão do Edital 01/2020 do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano. Veja mais detalhes